Como nasceu o Jardim Escola João de Deus de Matosinhos
A Liga Portuguesa de Profilaxia Social, na segunda metade da década de sessenta, promoveu a construção de um Jardim-Escola João de Deus no Concelho de Matosinhos, num terreno oferecido pela Câmara Municipal de Matosinhos.
O Jardim-Escola começou funcionar em outubro de 1968 com alunos da educação pré-escolar e 1º ano (4, 5 e 6 anos) até 1975, tendo sido inaugurado oficialmente no ano de 1969. A partir de 1975 começou a funcionar com o 2º ano. Em 1986, com a construção do segundo edifício deu-se início ao 3º e 4º anos de escolaridade.
Caraterização histórica dos edifícios escolares
O Jardim-Escola João de Deus de Matosinhos começou por ter apenas um edifício central construído de raiz com vocação para a educação pré-escolar.
Em 1987 foi inaugurado o segundo edifício de dois pisos.
No ano de 1992 foi inaugurado do terceiro edifício com dois pisos.
Dados informativos do Jardim-Escola
Entidade Patronal: Associação de Jardins-Escolas João de Deus
Presidente da Associação: António de Deus Ramos Ponces de Carvalho
Tipo de Instituição: Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)
Instalações Escolares - Caraterização Geral
O Jardim-Escola João de Deus de Matosinhos começou por ter apenas um edifício central construído de raiz com vocação para a educação pré-escolar.
É constituído por um escritório, um salão polivalente, cinco salas de aula, uma cantina, uma biblioteca, uma cozinha, casas de banho e uma cave (para arrumos).
Em 1987, foi inaugurado o segundo edifício de dois pisos,constituído por cinco salas de aula, uma cantina, uma cozinha, duas casas de banho, uma sala de professores e uma sala polivalente.
No ano de 1992 foi inaugurado o terceiro edifício constituído por dois pisos, com quatro salas de aulas, uma sala de computadores, um vestiário, um ginásio, uma cantina e casas de banho.