Jardim Escola João de Deus
 

Associação Jardins Escola João de Deus

Área do Encarregado de Educação

Apresentação

Intenções Educativas do Jardim-Escola

O principal objetivo do Jardim-Escola é apoiar as crianças e as famílias do concelho de Matosinhos, dentro de uma filosofia comum a todos os Jardins-Escolas João de Deus espalhados pelo país.

Objetivos:

  •  Proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento integral da criança num clima seguro, afetiva e fisicamente;
  •  Colaborar intimamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança;
  •  Colaborar eficazmente no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência assegurando o seu encaminhamento adequado.

Princípios Básicos:

Tratando-se de uma obra que se rege pela Metodologia João de Deus, o Jardim-Escola João de Deus de Matosinhos fundamenta a sua pedagogia em três princípios básicos:

  • Criar um ambiente harmonioso, de paz e tranquilidade, capaz de fomentar um clima que permita trabalhar em boas condições. Sendo de primordial importância a criação de um ambiente de simpatia, no verdadeiro sentido da palavra, baseado em equilibradas relações entre todos os que aí exercem funções. Essas relações devem ser norteadas por um profundo respeito entre todos e englobará primordialmente a criança. Só assim se fortalece um verdadeiro sentido de escola no seu mais elevado e lato conceito;
  • Instituir a tolerância de crenças e convicções, que devem ser respeitadas, quando não colidam com o funcionamento geral da instituição. Este princípio tem a ver com um conceito de liberdade responsável;
  • Fomentar o gosto pelo trabalho quando bem distribuído, e permitir a sua realização em boas condições. Este aspeto é muito importante para adultos e crianças e será um dos hábitos que podem favorecer a integração num futuro escolar e profissional evitando possíveis e indesejáveis marginalizações.

O Jardim-Escola João de Deus de Matosinhos enquanto instituição escolar pretende ser inclusiva, respeitando as diferenças e não sacrificando a criança no altar de uma uniformização artificial.
Os princípios base acima referidos representam as condutas gerais que competirão a todos (adultos e crianças) cumprir e respeitar, pois consubstanciam os fundamentos da obra João de Deus.
Deste modo, pretendemos formar e educar cidadãos livres, responsáveis e solidários, membros de uma sociedade que todos desejamos mais justa, feliz e verdadeira, permitindo-lhes a aquisição das capacidades, conhecimentos e valores que os ajudem a alcançar sucesso na vida.

Notícias

2018-12-20

No dia 4 de janeiro comemora-se o Dia Mundial do Braille

No dia 4 de janeiro comemora-se o Dia Mundial do Braille, um sistema de escrita e de leitura desenvolvido por Louis Braille.

ler mais

2018-03-31

Como manda a tradição, o Jardim-Escola convidou os pais a passar este dia tão especial com os seus filhos.

Como manda a tradição, o Jardim-Escola convidou os pais a passar este dia tão especial com os seus filhos.

ler mais